Sinpro Goiás | Bigo Design - Estúdio de Design em Goiânia/GO

Sinpro Goiás

O Sinpro Goiás (Sindicato dos Professores do Estado de Goiás) é uma tradicional instituição do Estado, que há cinquenta anos atua em prol dos direitos dos professores. No ano do seu cinquentenário, fomos buscados para a modernização do projeto identitário, com o objetivo de alinhar sua imagem aos modernos conceitos que defende.

Objetivo

Todo projeto de modernização de marca é um desafio a parte e com o Sinpro Goiás não foi diferente, aliás, um pouco mais complexo, por se tratar de uma instituição tradicionalista, que traz uma enorme carga icônica nos seus elementos. O grande objetivo, nesse contexto, foi desenvolver um projeto que não promovesse desidentificação da marca e seus elementos, mas se mostrar mais amigável e próximo aos professores e professoras, principalmente por ela não possuir grande histórico de promoção.

Solução

Para preservar as características icônicas da marca anterior, decidimos manter alguns dos elementos presentes nela, como a Sinpro Goiás que é símbolo universal de conhecimento e as cores azul e vermelho que remetem à seriedade e à luta sindical. Foi observado que 83% dos professores da rede pela qual o Sinpro é responsável é formada por mulheres, decidiu-se então, desenvolver um símbolo que também pudesse ser utilizado como mascote, com traços amigáveis e serenos que são atrativos à essas professoras e que pode ser amplamente utilizado em campanhas de marketing e publicidade. Foi inserido um óculos de aros grossos e um capelo para que o mascote não tomasse formas femininas, o que poderia gerar falta de adesão dos homens que também fazem parte deste universo. Outro fato pertinente, é que a coruja aponta para frente, em direção ao futuro, utilizando o mesmo gesto que os professores usam para mostrar o conteúdo no quadro negro. Foram utilizadas as cores originais da marca, com uma pequena correção nas tonalidades para eliminar a vibração, e como tipografia institucional, utilizamos a DIN, que possui formas sérias e concretas, a fim de não desidentificar essa característica do Sindicato.