Fast Calhas
A Fast Calhas é uma das primeiras empresas no Brasil a fabricar calhas especiais, com particularidade no seu modo de fabricação (feito no local da obra em sua oficina móvel dentro de um caminhão especial, o que possibilita a confecção de calhas sem emendas), e seu modo de instalação (muito mais rápido e eficiente, por não ter tempo gasto em translado ou com emendas). A empresa possui um produto fantástico, porém, identificamos a dificuldade em expor um produto tão esquecido dentro das obras, e para transpor esse obstáculo, trabalhamos em prol de destacar os benefícios deste tipo de calha especial em relação às tradicionais e a importância de se ter calhas nas obras.
Objetivo
A elaboração deste projeto de identidade visual foi conceituada nos pilares que embasam a empresa “Fast Calhas”. Ao observar o produto e o negócio, pode-se chegar aos parâmetros básicos da prestação de serviço oferecida. Foi notado que os pontos principais da empresa são: o produto (que não contém emendas) e o modo de instalação (revolucionário e pioneiro) que é muito mais rápido e eficiente que os possíveis concorrentes. Instituiu-se o “FAST” como nomeação principal da empresa, aumentando assim a pregnância do nome (facilidade de ser lembrado e gravado, criando maior nível de intimidade do usuário com a empresa).
Solução
O ponto alto desta proposta de marca é o aspecto que a relaciona com o produto, ela é composta por uma única linha, que une as letras, sem emendas ou espaços assim como a calha especial vendida pela Fast Calhas. Tal característica é importante por imprimir o caráter de exclusividade do projeto e a destaca entre as demais empresas do segmento.
Nessa proposta, os conceitos embutidos seguem essas premissas de modo que a marca transmita ao cliente, ou a qualquer usuário do sistema identitário, as características de velocidade, inovação e confiabilidade.
Velocidade – Podemos notar a velocidade pela inclinação das letras e a seta que entra no início do logotipo, vazando a letra, imprimindo a ideia de movimento;
Inovação – A inovação é percebida nas sombras e reflexos, que impregnam a marca com dinamismo e remetem formalmente à modernidade;
Confiabilidade – As cores azul e amarelo, que são bastante corporativas, remetem à solidez e credibilidade. A tipografia auxiliar, que grafa o termo de apoio “calhas especiais”, foi escrita na fonte Helvética, uma das mais admiradas do mundo e usada nos textos institucionais de várias empresas de renome.




















